Boas Vindas!!

MOJUBÁ !
Temos o intuito de incentivar e discultir textos sobre as religiões de matriz africana entre outras questões que envolve essa temática, também ter um espaço para divulgação da atividades da Egbé que alcança o Ilê Axé Sangó e o Centro Cultural Ébano Brasil.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Quem é de Axé diz que é!!

Irmãos e irmãs,

Este ano ocorrerá o recenseamento da população brasileira, no mesmo uma questão é muito importante:

- A questão da religiosidade.

Precisamos superar os preconceitos internos para que assim tenhamos forças para superar o preconceito externo, institucional, social, etc.

Muitos ao preencher o formulário sempre colocam que são "católicos" ou "outros" ou "espíritas', tal afirmativa prejudica nossas comunidades seja de umbanda, candomblé, têreco, xambá, batuque, cambinda, catimbó, jurema sagrada, kimbanda, nação, tambor de mina, djeje, nagô, angola, ketú, igbomina e/ou outras denominações existentes, pois o estado brasileira utiliza-se das informações para definir políticas públicas para a população e atualmente consta a base de dados do IBGE que somos apenas 0,35% da população brasileira.

Sabemos que isto não é verdade, mas como mudar isto? Simplesmente assumindo a sua verdadeira religião, existem várias campanhas algumas ligadas a comunidade umbandista e outras ligadas às casas de candomblé, independente de ideologias precisamos unir esforços, segurar as mãos e assumir nossa religiosidade.

Mas um ponto importante precisa ser alertado, o IBGE criou comissões estaduais para definir o formulário que será preenchido, e estas comissões são autônomas, e elas que vão definir quais os itens que vão constar no campo a ser preenchido sobre a religiosidade, e podem suprimir a nossa religião mais uma vez.

Assim, é de extrema importância e urgência que todos se mobilizem em seus estados, e participem destas comissões do IBGE, fazendo constar no campo da religiosidade a nossa religião.


Site do IBGE referente o CENSO http://www.censo2010.ibge.gov.br/

**Visite Rede Afrobrasileira Sociocultural em: http://redeafro.ning.com/?xg_source=msg_mes_network
 

Diponibilizado pela 
Rede Afrobrasileira Sociocultural <redeafrobrasileira@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário