Babàloòrisá João Bosco D’ Sangò
Neste plano existem seres humanos que preferem viver sonhando a correr para realizar seus sonhos. Negar que sonhar é maravilhoso seria incoerência, porém apenas sonhar se torna profundamente vão. Partindo desse pressuposto, gostaria de lembrar a frase de uma personalidade da história recente dos EUA, que fez da sua vida um ideal de busca e luta por dignidade humana dos afronorteamericanos, refere-se a Martim Luther King Jr, assassinato em nome de seus ideais no dia 04 de abril de 1968, seu discurso mais famoso se intitula de “Eu tenho um Sonho”(citado na integra mais abaixo).
O sonho de viver em uma sociedade onde o respeito a nós religiosos/as de matriz africana deve ser nosso ideal de vida e luta. Sem, contudo ser extremista e achar que só as religiões de matriz afro têm a verdade absoluta, diga-se de passagem, neste mundo tudo é relativo. Porém, em nosso cotidiano de religiosos/as colocar esse ideal como meta primordial deve fazer parte de nossos sonhos e ideais de vida.
Destaques:
Odia 07 de abril é assinalado como Dia Mundial da Saúde, momento oportuno para discutir nas Egbés, Ilés Asés e Terreiros sobre a saúde da população negra em geral e a saúde dos praticantes de religião dos Orisás em especial. Destacando a anemia falciforme e hiper tensão, entre outras doenças, por serem as mais comuns entre os afrodescendentes. Para tanto o Centro Cultural Ébano Brasil e a Egbé Oní Omorisá Sangò, através deste blog deseja contribuir com tais debates. Por esse aspecto o artigo da professora Ângela Maria B. Bahia de Brito (UFA) intitulado Saúde da população negra e religiões afrobrasileiras traz a baila esse tema.
![]() |
Babàloorisá Edson Fernandes D’Odé |
Este mês também é marcado pelo nascimento do Babàloorisá Edson Fernandes D’Odé, dia 08/04, sacerdote e líder da Egbé Oní Omórisá Odé, que tem sua sede no município de Campo Grande-MS. Pai Edson, nosso Babàloorisá, é uma pessoa que tem contribuído grandemente para consolidação do Candomblé Ketù na região Centro Oeste. É uma pessoa de grande conhecimento acerca da religião, além de ser defensor árduo das mais variadas manifestações religiosas de matriz africana.
Ele é um Babàloorisá sempre disposto a ajudar e orientar a todas as pessoas que procuram a religião e, principalmente, a nós seus filhos de santo. Por isso, e por inúmeras atitudes dele é que deixamos aqui o ‘nosso muito obrigado’, além de desejarmos muita paz, sucesso, sabedoria, luz, vida longa e muito asé. Que Babá Orisá Odé sempre lhe cubra de alegrias, harmonia e fartura de felicidade!!!!
Merece destaque ainda o dia 19 como dia Mundial da Juventude. Que as egbés e ilês asé estejam sempre de braços abertos a receber, acolher e educar os/as jovens que nos procuram nos valores religiosos afrobrasileiro. Já que, bem acolhidos e orientados dentro da religião dos Orisás, certamente essa força juvenil se tornarão protagonistas e certamente darão continuidade à tradição religiosa africana presente em todos os rincões deste país.
![]() |
Iandra D´osun |
O dia 24 de abril e o aniversario de nascimento da Yaô Iandra Morais D’ Osun, Hungbona da Egbé Oní Omorisá Sangó. Todos/as desta egbé alegra-se com esta data, pois Babá Orisá Sangó trouxe para esta Ilê Asé a sua filha dileta. E todos/as sentimos felizes com essa data. E, pedimos a Babá Olodumare, toda sua corte de Orisá, especialmente Ya Osun que de a nossa hungbona de vida longa com saúde, harmonia, paz de espírito, sucesso nos estudos, amor e em sua vida profissional. Que você Iandra a cada dia de sua vida tenha mais conhecimentos e sabedoria no trato com as coisas dos Orisás. Chuva de felicidades, alegria e muito asé é o te desejamos. Seja sempre muito feliz.
A lenda escolhida para este mês (abaixo) intitulada A pior e a melhor coisa do mundo leva-nos a pensar acerca de nossas atitudes corriqueiras. Ela sempre servirá como reflexão para cada um de nós em nosso cotidiano.
Postou-se por fim o discurso completo do religioso e ativista negro Martim Luther King Jr com objetivo de refletirmos sobre a realidade por ele vivida e sonhada.
Enfatizamos o Calendário de Atividades do mês de abril da Egbé Oní Omó Orisá Sangó:
Dia – 02 – Sábado (Das 15 às 17 horas) Atendimento Público;
Dia – 06 - Quarta Feira (20 horas) Amalá;
Dia – 09 – Sábado (Das 15 às 17 horas) Projeto Discutindo Candomblé: Roda de conversa e debate sobre a dinâmica do Candomblé Ketu no Brasil;
Dia – 16 – Sábado - Participação dos Festejos de Ogum e Ode na Egbé Óní Ode- Campo Grande-MS;
Dia – 23 – Sábado (Das 15 às 17 horas) - Projeto Discutindo Candomblé: Roda de conversa e debate sobre a dinâmica do Candomblé Ketu no Brasil;
Dia – 24 – Domingo – Reunião Mensal e Almoço de Confraternização.
Esperamos que os escritos deste mês contribuam minimamente com o processo de formação e conscientização de todos/as aqueles/as que disponibilizarem um pouco de seu tempo para dedicar à leitura deste meio de comunicação.
Boa Leitura e um ótimo mês a todos/as.
Obrigada pelo carinho Babá!!
ResponderExcluirQue seja mais um mês de Muito Axé...
Felicidades Ao meu querido Avô!
Motumbá
É a sua vida que me dá saudades, é muito bom ver seu trabalho ...🌏🌎🌍
ResponderExcluir