Boas Vindas!!

MOJUBÁ !
Temos o intuito de incentivar e discultir textos sobre as religiões de matriz africana entre outras questões que envolve essa temática, também ter um espaço para divulgação da atividades da Egbé que alcança o Ilê Axé Sangó e o Centro Cultural Ébano Brasil.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Mãe Stella assume cadeira na Academia de Letras da Bahia


Quinta-feira, 12 de setembro de 2013. Essa data entra definitivamente no
 calendário cultural baiano, que adquire um brilho especial, um significado simbólico e humano singular. A luz de uma grandiosa e rica estrela é imortalizada, irradiada pelo ímpeto que desafia todo e qualquer obstáculo que ouse contrariar uma longa trajetória de buscas pelo respeito humano.
A posse de Mãe Stella na Academia de Letras da Bahia é mais que o reconhecimento de um mérito, é a expressão da força e do vigor de uma existência dedicada à dimensão espiritual e sagrada da vida, na perspectiva da construção da harmonia e sedimentação de valores que dignificam o ser humano.  É o marco de um longo caminhar, um dos infinitos elos que soldam tantas e tantas histórias ancoradas numa mesma ancestralidade.
Ocupar um assento na Academia é adubar a palavra da libertação, da emancipação do povo negro, é demarcar definitivamente a glória do verbo em prol do oprimido, desígnio exemplarmente perseguido por Castro Alves e pelo saudoso e amigo Ubiratan Castro. O poeta e o intelectual-militante têm motivos suficientes para orgulhar-se desse feito tão significativo para os ideais por eles honrosamente defendidos.
A alegria de Maria é o lume de Stella. É o nome do povo de santo, é o respeito às crenças religiosas. É o rito orgulhoso de ser negro numa terra que clama por convivência pacífica das diferenças. É a felicidade de mãe a tecer carinhosa e firmemente o fio que irmana os inúmeros filhos e filhas espalhados em lugares de resistência e defesa da religião de matriz africana.
Parabéns à Academia de Letras da Bahia, pela brilhante iniciativa. Parabéns, Mãe Stella. O povo baiano orgulha-se do seu merecimento. Todos estamos em festa
!